Governo pode ser cliente do seu negócio
Conhecer como o funciona o processo de compras públicas é a chave
O Observatório Social do Brasil (OSB) em Divinópolis, em parceria com o Sebrae, promove o curso “Pequeno Negócio, como
vender para o órgão público”, de 18 a 20 de novembro. O curso de 20 horas de treinamento prevê grande parte prática.
O setor público é um dos maiores consumidores de bens e serviços do país. Eles compram, em média, cerca de R$ 4,3 trilhões
por ano. Para vender para o governo, as empresas devem se atentar a algumas regras de conduta e a requisitos necessários,
diferentemente do que ocorre na compra e venda entre particulares. Essa forma de negócio traz vantagens, já que detalhes de
precauções legais e documentais são garantias legais para a empresa, que estará reguardada de uma série de direitos que uma
venda para particular não acontece.
Mas como funciona o processo de compra do governo?
A Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, trouxe no seu capítulo V, uma série de benefícios e tratamentos
diferenciados que devem ser dispensados aos pequenos negócios no acesso as compras governamentais.
Já o processo de licitação, regulamentado pela Lei nº 8.666/93, foi criado para contratação de obras, compras, alienações e
serviços do poder público, legislativo e judiciário e visa garantir uma competição em condições de igualdade com qualquer
outro concorrente. Dessa forma há mais transparência nas contratações públicas e todos podem participar da licitação sem
que haja algum tipo de preferência.
Para aproveitar as oportunidades que existem de vender para os melhores clientes do mercado, é preciso preparação por
parte das pequenas e médias empresas para participar das compras públicas.
O curso oferecido pelo OSB Divinópolis se propõe a elucidar como os empresários devem se preparar. Ter regularidade fiscal e acompanhar os Editais de Licitação são algumas dicas importantes. É nesse sentido que o curso apresentará os ritos
processuais, a utilização das modalidades licitatórias e os benefícios que deverão ser direcionados ao pequeno negócio.
Sobre o facilitador
O curso será ministrado pelo facilitador Cláudio Ramos, que tem 15 anos de experiência no mercado de consultoria e na
carreira acadêmica. É bacharel em Turismo, com especialização em políticas públicas e desenvolvimento territorial pela UFMG, e especialista em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral de Belo Horizonte.
Cláudio é Diretor de Projetos da Esfera Consultoria, empresa que desde 2003 atua no desenvolvimento de municípios e
regiões, atuando na gestão e coordenação dos projetos, com foco na formação de lideranças públicas e privadas em processos
que estimulam o desenvolvimento econômico, a partir do comportamento e ações empreendedoras e inovadoras.
É consultor do Sebrae-MG desde 2003 nas áreas de Políticas Publicas, Desenvolvimento Territorial e Planejamento Empresarial, é ainda Consultor do IEL-FIEMG e Instrutor do SENAR-MG.
Observatório Social do Brasil (OSB)
O OSB é um espaço democrático e apartidário atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos
públicos por meio do monitoramento das licitações municipais e de ações de educação fiscal. Atualmente, o OSB está em 17
estados e em 142 cidades brasileiras. O sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública. Interessados em conhecer mais sobre o OSB e em se filiar podem fazer contato pelo osbdivinopolis@gmail.com .
Serviço
Curso “Pequeno Negócio, saiba como vender para o órgão público”
Dias e horários: dia 18/11, das 18h às 22h; dias 19 e 20/11, das 13h às 21h
Número limitado de participantes.
Local: Auditório da Acid, na Rua Serra do Cristal, 1688, Centro, Divinópolis
Inscrição: http://bit.ly/osbpequenonegocio
Valor: R$ 85,00
Informações: osbdivinopolis@gmail.com ou 37 9 8829-6504