LGPD: o que é e como impacta o marketing digital do seu negócio
Nos últimos tempos, tem havido vazamentos massivos de dados de pessoas físicas e jurídicas de diversos sites, além da coleta excessiva de dados que podem interferir até mesmo nas decisões das pessoas em diversos aspectos e sem o seu conhecimento.
Buscando reduzir situações como as citadas é que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada e neste artigo você vai entender seus impactos no marketing digital do seu negócio.
O que é?
É uma lei brasileira que tem como principal objetivo regular o tratamento de dados, sejam de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas. A LGPD foi inspirada por outras normas que já vigoram no exterior a mais tempo, como por exemplo a GPDR, que é a lei desenvolvida para esse fim na União Europeia.
Como surgiu?
A Lei nº 13.709 foi sancionada em 14 de agosto de 2018, porém entrou em vigência só em setembro de 2020, onde as punições em caso de desrespeito a norma começaram a valer somente a partir de agosto de 2021.
Como era antes da lei?
Empresas poderiam coletar, armazenar, tratar e até compartilhar seus dados com terceiros sem seu consentimento prévio, visto que não havia nenhum tipo de regulamentação nesse sentido. Dessa maneira, muitas empresas que não armazenavam em segurança tais dados sofriam invasões em seus sistemas e os clientes dessas empresas tinham dados vazados como CPF, telefone, dados de cartões de crédito e muito mais. As consequências disso são diversos golpes que bandidos aplicam utilizando esses dados, comprando coisas, fazendo empréstimos e até mesmo utilizando deles para aplicar sequestros.
Além disso, os sites têm várias tecnologias que possibilitam o rastreio da origem do usuário e detalhes de seu comportamento de navegação, onde até então não necessitava de consentimento.
Como é agora?
As empresas ainda podem coletar todos esses dados em seus sites que já coletavam antes, porém somente após o consentimento do usuário. O site deve conter um aviso solicitando tal consentimento para que só então ele colete os dados. Ao consentir, o usuário também concorda com a política de privacidade e termos de uso do site, que são os documentos que contém todas as informações quanto a coleta, armazenagem e tratamento dos dados dos usuários.
É importante destacar que o site deve sempre manter disponível a opção do usuário revogar seu consentimento e de solicitar a exclusão de seus dados dos sistemas da empresa detentora do site.
E agora, por onde começar?
A LGPD e seus impactos vão muito além do seu site. Por isso, você deve procurar primeiro um advogado de sua confiança para desenvolver junto a sua empresa a política de privacidade, termos de uso e todos os demais procedimentos necessários para adequar seu negócio como um todo – tanto no digital quanto no físico – à Lei Geral de Proteção de Dados.
Com a política de privacidade e os termos de uso prontos, você deve procurar uma empresa para fazer a adequação do seu site junto à LGPD. Para isso, conte com a Criativit, nossa parceira de marketing digital, que lhe ajudará não só com a adequação do seu site a esta lei, mas também irá trazer soluções para todo o marketing do seu negócio. Entre em contato com eles e saiba mais:
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