Marketing digital: de tendência a uma questão de sobrevivência
Tanto se fala em marketing digital e de sua importância, porém ele ainda segue sendo um desafio muito grande para várias empresas. O porquê de muitas empresas ainda não usarem o marketing digital a seu favor são os mais diversos: desconhecimento do uso e aplicação das ferramentas, preconceito com o “novo”, falta de um planejamento financeiro que preveja uma parte do orçamento para o marketing, entre outros motivos.
Segundos dados do IBGE divulgados em 02/02/2021, no acumulado do ano passado a produção industrial encolheu 4,5%; o pior tombo desde 2016. Apesar de 2020 ter tido um recorde na abertura de empresas, causas de mortalidade das empresas já conhecidas como falta de planejamento, produtos/serviços sem diferencial e má gestão financeira foram combustíveis para acelerar o encerramento de vários negócios desde o início da pandemia, somados a inexistência ou pouco uso do marketing digital.
A transformação digital veio para ficar
Estamos vivendo um momento que é um ponto de não-retorno. Daqui para frente não existirá mais, de forma separada, a vida online da vida offline.
O que profissionais de marketing vêm dizendo há muito tempo sobre o omnichannel – que é basicamente a empresa estar presente tanto em canais digitais quanto físicos oferecendo a mesma experiência para o cliente – chegou para valer e de fato só sobreviverão aquelas empresas que implementarem rápido isso.
As pessoas já não saem mais de casa por qualquer coisa. Se há a possibilidade de resolver a demanda dela por canais digitais, dificilmente ela irá sair de casa para ir à sua empresa. Claro que hoje isso acontece em boa parte das vezes devido à questão da pandemia.
Porém, o ser humano é produto dos seus padrões comportamentais e mesmo após toda população estar vacinada esse padrão de comportamento – de preferir resolver o máximo das demandas por meios digitais – continuará e crescerá cada vez mais.
O momento do empresário se perguntar se deve investir em marketing digital já está no passado. No presente e no futuro ele deve se perguntar, cada vez mais, quanto e como ele pode investir mais e melhor em marketing digital. Investir em marketing digital já deixou de ser uma tendência e se tornou uma questão de sobrevivência para todos os negócios.
O que pode ser feito?
O empresário deve buscar se capacitar ou contratar um profissional, ou empresa especializada em marketing digital – como, por exemplo, nossos parceiros da Criativit – para lhes ajudar a utilizar essa ferramenta poderosa que é o marketing digital de forma estratégica a favor da sua empresa.
PARTICIPE DA NOSSA LIVE!
Que tal aprender um pouco mais sobre como o marketing digital pode ser uma ferramenta estratégica em tempos de pandemia? Na próxima terça-feira (09/02) o diretor e consultor de marketing da Criativit, Alexandre Rios, irá fazer uma live no canal da ACID no YouTube, às 19h30.
Aproveite essa oportunidade para compreender melhor como seu negócio pode usufruir do marketing digital.
Acesse a live pelo link https://rebrand.ly/livemktdigital
Nos vemos lá!