O que é sucessão familiar?
Muitos empreendedores têm muitos problemas na empresa onde normalmente apontam como causa o fato de ser uma empresa familiar. Diversas vezes eles dizem que as suas ideias e forma de pensar não combinam com a do pai, da mãe, do irmão etc. e por isso falta desempenho no negócio. Você também passa por isso? Confira o artigo então!
O que é sucessão familiar?
Esse é um tema intrigante e afeta 10 em cada 10 empresas brasileiras. Mas por que 10 em cada 10? Na verdade, quando falamos de empresa familiar existe uma confusão. Erroneamente, muitas pessoas costumam pensar que empresa familiar é somente aquela empresa que tem as pessoas da família trabalhando no negócio, e não tem nada a ver com isso.
Por definição, uma empresa familiar é aquela em que uma família ou mais tem o controle sobre as ações e decisões daquela empresa. Então, no Brasil só não é familiar as empresas de sociedade anônima de capital aberto pulverizado e as empresas públicas. Todas as outras empresas no Brasil, inclusive grandes empresas como Gerdau, Fiat etc., são empresas familiares.
Qual o desafio da sucessão familiar?
Sobretudo para as micro, pequenas e médias empresas a sucessão familiar tem um grande objetivo: perpetuar a empresa através do tempo. O Brasil tem pouquíssimas empresas longevas, onde empresas com cerca de 35 a 40 anos de existência acabam “sumindo do mapa”. A cada 100 empresas no Brasil que abrem, somente 35 destas serão gerenciadas pelos filhos e somente 5 chegam nas mãos dos netos.
Para solucionar isso, é preciso olhar os aspectos culturais, de gestão e o planejamento de longo prazo do negócio. Para começarmos a pensar em sucessão familiar nós temos que saber qual é o “projeto de vida” da empresa.
Como mudar esse cenário?
Antes de tudo, precisamos entender que todas as vezes que uma empresa nasce, essa empresa tem que ter muito claro o seu propósito, pensamento de longo prazo, posicionamento e identificar se sua gestão está profissionalizada ou não.
Um processo de sucessão começa, primeiro, diagnosticando como está a gestão do negócio, se ela está profissionalizada ou não. Se não estiver profissionalizada – o que acontece com a maioria das empresas – nós precisamos então começar a profissionalizar essa gestão. Profissionalizar significa reduzir as intervenções das pessoas da família no negócio, alinhando duas coisas importantes: os desejos da família em relação ao negócio e os desejos dessa empresa em relação ao mercado. Afinal, toda empresa nasce para atender ao mercado e não necessariamente à família.
Esse processo de profissionalização da gestão passa por 3 grandes momentos:
- Eixo Gestão de Negócio;
- Eixo de Família;
- Eixo de Patrimônio.
Uma vez definido esses eixos, será elaborado o Diagnóstico de Alinhamento Familiar para saber como os membros da família estão alinhados em relação ao negócio. Em seguida, será elaborado o diagnóstico empresarial e a implantação do conselho de família e do conselho de gestão. Uma vez implantados esses conselhos e definido o planejamento de longo prazo da empresa, irá ser implantado então pelo conselho de gestão a chamada governança corporativa.
Por meio dela, trabalha-se os princípios de transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Esse programa normalmente vai durar entre seis e oito meses, em que é definido um cronograma. Primeiro, apresenta-se o diagnóstico da empresa, o diagnóstico de alinhamento familiar e a identificação dos potenciais sucessores; que não necessariamente precisam ser consanguíneos. Nesse caso em que o sucessor não é consanguíneo, ele presta contas à família em relação ao que foi planejado por ela para se alcançar.
Então, quando vamos falar de sucessão familiar para garantir perpetuidade, nós estamos falando de planejamento de longo prazo, visão de mercado e redução das intervenções familiares e das visões particulares ou pessoais da família dentro do negócio. Afinal, muitas vezes o que é bom para a família não é bom para o negócio.
Perpetuar o negócio ao longo das gerações é um desejo de grande parte dos empresários. Entretanto, sabemos o quão desafiador pode ser esse processo de sucessão familiar. Para isso, conte com o Professor Marcos Fábio! Ele tem um vasto conhecimento e experiência em gestão e com certeza lhe ajudará muito. Entre em contato com ele:
Professor Marcos Fábio Instagram: @mfgestaodenegocios Site: https://www.mfgestao.com Marcos Fábio: (37) 99114-0006 Ana Luíza, Assessora Comercial | Administrativo: (37) 99922-6006 |