Presidente da Acid visita novo centro administrativo da Apac construído pelos recuperandos
Acid apoia trabalho da Apac e foi responsável pela mobilização dos empresários do Centro Industrial para parceria nos Projetos “Padaria Apac” e “Gerando Oportunidades”
O presidente da ACID, Cleverson Nogueira, e a diretora executiva, Denise Coronado, estiveram, ontem (27/02), na sede da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – Apac de Divinópolis, para conhecerem o novo Centro Administrativo da instituição e os projetos de expansão, que incluem a construção de uma ala para o regime semiaberto definitivo e a implementação de oficinas de laborterapia. O presidente Apac, Francisco Martins, destacou o apoio da Acid na mobilização dos empresários do Centro Industrial para adesão aos projetos: “Padaria Apac” e “Gerando Oportunidades”. Hoje, a “Padaria Apac” comercializa produtos para 18 empresas no Centro Industrial e o Projeto “Gerando Oportunidades” tem adesão de oito empresas, que abriram oportunidades para recuperandos, que estão aptos ao trabalho.
A construção do novo Centro Administrativo da Apac foi toda realizada pelos recuperandos da unidade, que está localizada no bairro Floramar. A parceria com a Vara de Execuções Penais de Divinópolis, coordenada pelo juiz Dr. Francisco de Assis Correa, viabilizou a compra do material de construção por meio de convênios relacionados às penas pecuniárias. Com o novo prédio, os colaboradores administrativos deixam a sala provisória, que será transformada em um espaço para exposição e comercialização de produtos das oficinas de laborterapia.

Obras para construção de uma ala para o regime semiaberto definitivo e a implementação de oficinas de laboraterapia
Atualmente, a unidade conta com 108 recuperandos e três regimes de pena: fechado, semiaberto intramuros e semiaberto extramuros. Com as novas obras, a capacidade aumentará para 200 recuperandos, atendendo ao convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que prevê o aparelhamento do novo espaço. Portanto, a inauguração marca um passo importante para a Apac, que segue fortalecendo seu modelo humanizado de reintegração social, promovendo trabalho, estudo e disciplina para os internos.
Apoio aos projetos
O presidente da Apac, Francisco Martins, frisou o grande apoio da Acid desde o início do funcionamento da Apac em Divinópols e agradeceu todo o empenho do presidente Cleverson com os projetos. “A Acid foi uma grande parceira ao abrir as empresas do Centro Industrial para que pudéssemos fornecer os pães. Hoje, temos um trabalho com muitas empresas do Centro Industrial e também a parceria para geração de emprego. A Acid junto com a Apac tem feito um trabalho de encaminhar essas pessoas no trabalho extramuros. O recuperando na Apac trabalha na empresa e dorme na Apac e isso tem dado um resultado de ressocialização muito positivo e também muito bom para as empresas, que precisam de mão de obra”, destacou.
O presidente da ACID, Cleverson Nogueira, parabenizou o presidente Francisco Martins pela condução e expansão dos trabalhos da APAC Divinópolis. “Ficamos muito felizes em ver o crescimento dos projetos e da infraestrutura da APAC, que agora inaugura seu novo Centro Administrativo. A APAC desenvolve um trabalho fundamental na nossa cidade e acreditamos muito nesse modelo humanizado. Seguiremos juntos, apoiando iniciativas que transformam vidas e contribuem para a nossa sociedade”, destacou o presidente.
Sebrae
Na oportunidade, representantes do Sebrae também estiveram presentes para conhecer as instalações da Apac e apresentar o Projeto de empreendedorismo, que está sendo desenvolvido em outras Apac de Minas Gerais. O objetivo do projeto é capacitar os recuperandos para que eles tenham mais possibilidades de reinserção no mercado de trabalho, através da capacitação empreendedora.Também estiveram presentes na visita, os colaboradores do setor comercial da ACID, Ritão Baião e Felipe Coimbra.
Fotos: Divulgação Apac.