Quais Estratégias Usar se o Cenário é Incerto?
Já ouviu falar em mundo VUCA?
Mundo VUCA é um acrônimo de quatro palavras: Volátil, Uncertain (Incerto), Caótico e Ambíguo.
Esse é mundo em que estamos mergulhados, que essa tal pereba chinesa fez o favor de torná-lo muito mais evidente, acelerando o tempo e as necessidades de mudanças. Cada característica dessas nos demanda novos modelos de pensamento, Mindset e atitudes.
Vamos a elas:
1. VOLATILIDADE
Ela se dá pela enorme velocidade das mudanças que esse mundo digital, onde os consumidores estão à frente das empresas, que tentam se adaptar para não perderem seus mercados. As principais estratégias indicadas são:
- Mantenha a resiliência e atitude positiva. Ou seja, melhor aceitar que a mudança está aí para ficar e se intensificar, e ver o lado positivo de tudo isso, pensando em como se adaptar e ganhar nessa onda.
“Não adianta ficar chorando, pois o choro não pagará as suas contas!” (Luiza – Magazine Luiza)
- Mantenha-se conectado e encontrável nesse mundo virtual. Gere conteúdos e pare de ser um SPAM HUMANO, apenas querendo vender para clientes, sem entender e oferecer aprendizados a ele. Isso é: ofereça algo que tenha valor!
- Mantenha a autoconfiança, pois todo mundo é capaz de oferecer algo importante, desde que tenha um sentido claro de propósito. Pense: “Como posso ser útil para o outro?” e evite se colocar de vítima de tudo.
- Mantenha-se comunicativo, mostrando o seu trabalho e o que sabe, com transparência.
2. INCERTEZAS
O fato de ficar cada dia mais difícil saber o que virá nos exige flexibilidade de ideias e atitudes. Planos de longo prazo terão que ser substituídos por objetivos mais curtos, resultados a serem checados e ações focadas. As principais estratégias:
- Tenha sua visão de futuro de longo prazo e defina seus valores pessoais para não se perder no caminho. Porém, tenha planos com objetivos de curto e médio prazos, monitorando resultados e ações.
- Use métodos ágeis de gestão, com aprendizado constante com o que vier. Adapte-se sempre ao que os consumidores indicam e aprenda todo dia!
- Reinvente-se sempre, pois o cheiro de mofo chega bem mais rápido num mundo VUCA!
- Evite certezas absolutas frente às mudanças e problemas. Pode ser que a realidade lhe traia!
3. COMPLEXIDADE
Se está difícil de entender, que baixe a bola e assuma seu caráter amador.
Introjete-se os valores de um amador: seja eterno aprendiz por amar o assunto ou hobby; não tenha medo do erro e prefira fazer a ser perfeito; abraçe o desconhecido; ouse se desafiar. (Austin Kleon – livro MOSTRE O SEU TRABALHO)
Assim, seguem as estratégias:
- Simplifique suas soluções. Faça com o que tiver em mãos e não espere a situação perfeita. Vai lá e faz!
- Tente se unir a uma rede de pessoas, apostando na multidisciplinaridade como forma de ir mais longe e com mais assertividade.
- Use dados e informações o máximo possível. Suas decisões ficarão bem mais assertivas, certamente. Cadastre clientes e entenda seus hábitos de consumo, preferências e mudanças de comportamento. Entenda o mercado e seus produtos, principalmente em termos de rentabilidade e ciclo de vida.
- Perceba e use bem a sua liderança, implantando um clima de TRABALHO COM PROPÓSITO em seu negócio. Todo negócio deve querer fazer mais pelo cliente que simplesmente vender mais.
- Tenha disciplina e foco em seus planos e projetos de curto prazo. Foco é tudo!
4. AMBIGUIDADE
Se não há mais o certo ou errado, o que fazer então?
Veja o dilema atual: está mais certo quem defende a vida em primeiro lugar a qualquer custo? ou quem pensa que a economia também deve ser levada em conta, pois a fome, desemprego e desespero talvez matem mais? Não há a resposta mais certa: só opiniões!
Porém, mesmo nesse cenário incerto, as estratégias sugeridas são:
- Tenha coragem para decidir, decida e vá em frente! Mais importante é a ação e seus resultados. Faça o que achar que deva fazer!
- Tome cuidado para não travar. O seu medo deve ser bem compreendido e vencido! A diferença entre medo e covardia está, justamente, na falta de decisão e atitude perante a vida. Só realiza quem tenta!
Como bônus, nesse período difícil, que #VaiPassar, seguem algumas orientações que tenho levado aos meus clientes:
1º) Observe como está o seu negócio: avalie seu fluxo de caixa, resultados financeiros e rentabilidade dos produtos. Pare e tente identificar se há novas oportunidades de receitas, observando a concorrência, lendo e aprendendo todo dia. Faça parcerias para e-commerce em sites como Americanas.com, Mercado Livre, Amazon etc., tente ser mais digital e prestador de serviços.
2º) Contenha suas despesas ao máximo! Tudo que puder cortar de custos, corte agora! Mais que nunca, ter caixa nesses meses seguintes será muito importante.
3º) Pense em possibilidades de se reestruturar. Aproveite linhas de crédito com carência de 1 ano e taxas SELIC (abaixo de 4% a.a.). Troque processos e maquinários que tem certeza que vão aumentar a sua produtividade, reduzir erros e custos desnecessários, e melhorar sua oferta de valor e rentabilidade. Se não começou, comece já a melhorar seu posicionamento na internet. Repense seu modelo de negócios.
4º) Não pense em apenas 1 cenário, mas em 3 possíveis: otimista, pessimista e muito pessimista. Isso lhe ajudará a antecipar problemas e decisões!
É isso! Não está fácil para ninguém! Tornamo-nos todos amadores aprendendo juntos, pois cada dia é uma surpresa. Sinceramente, a sensação é que há muita oportunidade interessante aparecendo por aí! O dono do aplicativo ZOOM ganhou U$6 bilhões nessa crise. Talvez esteja nessa crise o seu pote de ouro!
(*) Rafael Lucchesi Gomes é Sócio-Diretor da LUCCHESI Inteligência em Negócios: Graduado em Administração pela UFMG, tem especialização em Consultoria para Pequenos Negócios pela FIA/USP; em Agentes de Desenvolvimento em Cooperativas, pelo UNICENTRO Newton Paiva/MG; Ferramentas de Coaching em Inovação e Empreendedorismo, pela BABSON COLLEGE/EUA; e Modelagem de Negócios Inovadores – Método SPRINT, pela COVENTRY UNIVERSITY/UK. Palestrante e consultor associado ao SEBRAE, FIEMG e OCEMG, é consultor organizacional com experiência em negócios e em estratégias de desenvolvimento setorial/territorial.