Sebrae Delas: Conselho da Mulher Empreendedora da Acid e Sebrae-MG fecham parceria para ciclo de capacitações em 2025
Palestra com a jornalista Leila Ferreira marcará o lançamento oficial do programa no dia 10 de abril; assinatura do contrato foi realizada na segunda-feira (24).

Assinatura do contrato irá possibilitar diversas capacitações para mulheres que empreendem ou sonham empreender
O Conselho da Mulher Empreendedora da Acid e o Sebrae Minas firmaram contrato de parceria na segunda-feira (24/02), na sede da Associação, trazendo para Divinópolis as capacitações do Programa Sebrae Delas. A iniciativa busca tornar os negócios, liderados por mulheres, mais competitivos, além de incentivar potenciais empreendedoras a abrirem seus negócios. O lançamento da jornada de capacitação está agendado para o dia 10 de abril, com palestra especial com a jornalista Leila Ferreira, na sede do Sicoob Divicred, instituição apoiadora do projeto.
O programa será dividido em três eixos de atuação: Desenvolvimento Pessoal – busca fortalecer a autoestima das mulheres, explorar os talentos individuais e a construção de uma base sólida para o sucesso; Desenvolvimento Empresarial – foco em aprimorar as habilidades de gestão das empreendedoras e o desenvolvimento de uma visão estratégica para evolução do negócio; e Empreendedorismo em Rede – estabelece uma conexão entre as mulheres empreendedoras.
A presidente do CME, Alexandra Galvão, destacou a grande oportunidade de capacitação que é aberta com a jornada do Sebrae Delas para mulheres que já empreendem ou que sonham em empreender. “É uma grande conquista, mas do que isso é um propósito que nós, do Conselho da Mulher Empreendedora da ACID, entregamos para essas mulheres empreendedoras: uma jornada de capacitação com vários temas para esse desenvolvimento pessoal e profissional. Nosso objetivo é claro: impulsionar os negócios, fazendo que essas mulheres cresçam no empreendedorismo e assim possam ter mais resultados em seus negócios”, destacou a presidente.

A presidente do CME da Acid, Alexandra Galvão, e algumas das conselheiras que integram o órgão, destacaram a busca pelo fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Palestra lançamento
Durante a assinatura do contrato de parceria, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Alexandra Galvão, destacou a “palestra imperdível de lançamento” do Sebrae Delas com a jornalista Leila Ferreira, que irá falar sobre o tema: Empoderamento e Empreendedorismo Feminino com foco na inovação e na liderança. ” Dentro da programação do Sebrae Delas estão previstas também palestras até o mês de agosto, com os temas: Oratória Fluente; Feedback que Constrói; O Poder da Influência; e Comunicação Assertiva.
O analista do Sebrae Minas, Denis Magela, ressaltou os pontos que serão abordados na jornada de capacitação com foco em fortalecer os negócios. “Durante cinco meses, as participantes vão receber orientações sobre inteligência emocional, a forma correta de se comunicar com parceiros, fornecedores e investidores, além da importância do networking e das relações de influência sobre as técnicas de vendas. São aspectos que qualificam ainda mais as empreendedoras e fortalecem os negócios no território”, disse.
O evento de assinatura do contrato de parceria entre Acid, CME e Sebrae contou também com a presença de representantes da CDL Divinópolis, da OAB Divinópolis, do Sindicato dos Contabilistas e do Cefet Divinópolis. As instituições foram convidadas para conhecer o Programa Sebrae Delas e a unir forças mobilizando as mulheres dos segmentos/setores, que representam para essa capacitação.

Denis Magela, analista Sebrae, Viviane Azevedo, 1ª vice-presidente da ACID e diretora do CME, Alexandra Galvão, presidente CME, e Poliana Souza, analista de Negócios e gestora Regional do Programa Sebrae Delas, formalizando a parceria para realização do projeto em Divinópolis
Sebrae Delas
O Sebrae Delas é uma iniciativa que tem o objetivo de aumentar a probabilidade de ideias e negócios liderados por mulheres, incentivando potenciais empreendedoras e empresárias a desenvolverem seus comportamentos e habilidades. Além disso, fomenta práticas empresariais e políticas públicas para tornar mais competitivos os negócios liderados por mulheres. O programa conta com diversas ações de capacitação, cursos e eventos para estimular a conexão, novas parcerias e o networking. Desde que foi fundado, o programa já capacitou mais de 40 mil empreendedoras em todo o estado.
Com informações do Sebrae/MG.