Segurança e Saúde do trabalho em tempos de pandemia
Manter a saúde e segurança dos trabalhadores já era uma tarefa desafiadora. Mas, após o advento da pandemia da Covid-19, o desafio se ampliou. Com muitos funcionários trabalhando de maneira remota, a gestão da saúde e segurança do trabalho se tornou ainda mais importante. Mas quais medidas tomar? Confira o artigo e descubra!
Pandemia…Segurança e Saúde do Trabalho… O que são afinal?
Antes de entendermos como proceder com as soluções adequadas, devemos entender o que de fato significa o termo pandemia. No dicionário, teremos as seguintes definições:
- Doença infecciosa e contagiosa que se espalha muito rapidamente e acaba por atingir uma região inteira, um país, continente etc.
- Epidemia que se dissemina por toda uma região; extensão de uma epidemia a todo um continente, a todo o globo terrestre.
- Pandemia é uma epidemia que se espalhou geograficamente, saindo do seu lugar de origem.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o primeiro caso de coronavírus em nosso país foi confirmado em 26 de fevereiro de 2020. Desde então, o Brasil conta com mais de 20 milhões de casos confirmados e mais de 550 mil mortes.
Já segurança e saúde do trabalho podem ser definidos como “conjunto de ações e estratégias que têm como objetivo minimizar casos de acidente de trabalho e de doenças ocupacionais, a fim de proteger a integridade física e mental do trabalhador e a sua capacidade de trabalhar”.
Ou seja, a segurança e saúde do trabalho devem adotar medidas que evitem que os profissionais se contaminem pelo coronavírus e assim sendo evitado, eles contribuirão para a redução da proliferação do vírus, mantendo mais seguros seus colegas, familiares, amigos, o ambiente da empresa a qual trabalha e a sua casa.
Como diminuir os riscos?
O empresário antes de tudo deve entrar em contato com o setor ou empresa responsável pela segurança e saúde do trabalho da sua organização. Em seguida, verificar quais são os protocolos a serem seguidos, como por exemplo:
- criação do seu próprio plano de contingência;
- adequação das áreas comuns da empresa;
- higienização constante do local;
- orientação clara aos profissionais sobre as medidas a serem seguidas;
- reforço das medidas de saúde e segurança no trabalho adotadas anteriormente, mas orientando os funcionários a como adaptá-las no novo cenário e sobretudo para aqueles que estão em trabalho remoto;
- estabelecimento de canais de comunicação efetivos.
Entendemos que o desafio desse momento é sem precedentes para as empresas e que adequar o negócio a essa nova realidade pode ser um grande desafio. Por isso, conte com uma empresa especializada em saúde e segurança do trabalho, como a SEG para lhe auxiliar na adequação dos protocolos e processos da sua empresa.
Entre em contato com eles e saiba mais sobre as soluções que eles têm para oferecer a sua empresa!
SEG – Segurança, Saúde Ocupacional, Engenharia e Gestão Ambiental
Rua Rio de Janeiro, 942 – Centro Divinópolis – MG, 35500-009 (37) 3691-8048 |