Sérgio Martins, ex-presidente da Acid, publica livro sobre sua trajetória de vida
Empresário e advogado, Sérgio Martins, incentiva que as pessoas escrevam sobre suas histórias de vida
“Minha Trajetória”, esse é o título do livro do empresário e advogado, Sérgio Eustáquio Ribeiro Martins, ex-presidente da Acid, lançado no final de 2022, pela Gulliver Editora. No dia 13 de fevereiro, Martins esteve, na sede da Associação, para presentear a instituição, a presidente, Alexandra Galvão, e a diretora executiva, Denise Coronado, com exemplares de seu livro. Em 280 páginas, Martins narra acontecimentos de sua vida pessoal e profissional e classifica a publicação como um “livro de memórias escritas e fotografadas”, com fatos e curiosidades desde o seu nascimento até os dias atuais.
Na publicação, há capítulo dedicado à ascensão empreendedora de Sérgio, que exerceu inúmeras funções, desde vendedor de picolé, chupe-chupe, papelão até se tornar empresário bem sucedido, fundador da Coopelife, grande empresa no ramo de cartões de convênios, e advogado de destaque em Divinópolis. Também na obra é narrada sua passagem pela presidência da Acid com vários projetos em prol da classe empresarial e do desenvolvimento de Divinópolis.
Em entrevista à comunicação da Acid, Sérgio revelou que cultiva o hábito da escrita há mais de 20 anos e a ideia de reunir seus textos em um livro, a princípio, surgiu para homenagear seus pais. Posteriormente, o autor conta que percebeu que escrever sobre a própria vida é também uma responsabilidade e convida as pessoas a fazerem o mesmo e se dedicarem a esse desafio. “Coloque tudo de bom, que você lembra na sua história. Ah, não tem nada de bom? Começa a partir de agora, escreva daqui dois anos, três anos, é um testemunho de vida (…) Testemunhar que é possível, você vencer na vida, compartilhando o bem e fazendo coisas boas para as pessoas”, disse.
Acid
Sérgio Martins foi presidente da Acid no período de 2001 a 2003. No livro, ele revela detalhes dessa passagem desde o convite para disputar a presidência e vários projetos, que foram idealizados e executados durante seu mandato e contribuíram para o crescimento da instituição, a exemplo a aquisição do terreno para a construção da atual sede da Acid no Centro Industrial.
Sobre essa época, o autor afirma, que teve muito orgulho de fazer parte da história da Acid, que em 2022 completou 70 anos de existência. “Aprendi muito na minha vida, eu tinha 32 anos, era muito cru, empresário recém entrado no mercado, foi uma coragem muito grande. Hoje, eu agradeço a Deus por ter passado pela Acid. Depois da Acid, presidi outras entidades patronais também, que me deram muita bagagem para ser o que eu sou hoje e para poder ter história para contar. A Acid me ajudou demais, tenho muito orgulho e sou muito grato a todos da Acid; aos empresários, que estiveram comigo nesses dois anos”, comentou Sérgio.
O autor conta que a visita à Associação, no último dia 13 de fevereiro, foi justamente para agradecer e entregar exemplares do livro destinados ao arquivo da Associação e também para a atual diretoria.
A presidente, Alexandra Galvão, e a diretora executiva, Denise Coronado, agradeceram a visita e toda dedicação de Sérgio Martins enquanto esteve à frente da Acid. “É um prazer receber o Sérgio Martins, que tanto contribuiu para o crescimento da Acid e para Divinópolis. Com certeza, essa trajetória empreendedora de sucesso serve de exemplo e inspiração para superamos sempre os desafios. Fica aqui o convite para que todos associados possam conhecer de perto a história do Sérgio, que com toda certeza, tem muito a contar e a dividir com todos nós”, destacou Alexandra.
Livro
Os interessados em adquirir o livro poderão procurar a Boutique do Livro (Avenida Antônio Olímpio de Morais, 487, Centro). Sérgio Martins explica que desde o princípio não teve a intenção de “vender seu conteúdo”, mas sim doá-lo e, nesse sentido, reverteu integralmente os direitos sobre a obra para a Associação dos Doentes Renais e Transplantados de Divinópolis e Região Centro-Oeste – Adortrans.
Sérgio Martins finaliza a entrevista destacando, mais uma vez, a importância das pessoas registrarem suas histórias. O autor acredita que um dia todos estaremos frente a frente com Deus e seremos questionados sobre o que fizemos em vida. Além disso, ele conta que reviver o passado lhe trouxe muita paz, mais sabedoria e muita felicidade no coração e convida a todos a terem essa experiência. “É importante o testemunho, principalmente do que a gente fez para alguém, para que as pessoas possam ler e falar: – Eu vou fazer igual, se esse cara conseguiu, eu também vou conseguir. (…) Escrevendo um livro, você vai lembrar de todo o seu passado, como você conseguiu, a dificuldade que você teve. Tinha coisa, que eu nem lembrava, que as pessoas me contaram e eu coloquei no livro, meus pais, amigos, vizinhos, então eu revivi muitos momentos, foi muito gratificante, me deu muita paz , mais sabedoria e muita felicidade no coração”, finalizou.