Superávit: Assembleia de Prestação de Contas aponta eficiência da atual gestão na condução financeira da Acid
Dados demonstram crescimento do patrimônio social e superávit nos últimos anos
A diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis – Acid realizou no dia 19 de abril, Assembleia Geral Ordinária com os associados para deliberação da seguinte pauta: contas e balanço referentes ao ano-calendário 2022; orçamento; atividades desenvolvidas e outros assuntos de interesse. A apresentação dos dados demonstrou a eficiência e a seriedade da atual diretoria, que tem à frente a presidente, Alexandra Galvão. Os associados e ex-presidentes, que atenderam à convocação, aprovaram, por unanimidade, as contas e parabenizaram a presidente e toda equipe da Acid pelos resultados positivos.
Na assembleia, foi apresentado o balanço patrimonial da Acid com detalhamento do Ativo/Passivo com comparativo dos exercícios de 2020, 2021 e 2022. Além disso, foi apresentada a Demonstração do Resultado em 31/12 dos anos em questão; a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; a Demonstração do Fluxo de Caixa do Exercício Findos em Dezembro de 2022 e 2021; e Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis em 31/12/2022.
De acordo com os dados apresentados, relativo ao patrimônio social da instituição houve aumento nos últimos anos, sendo que de 2020 para 2021 o percentual foi de 12,26% e de 2021 para 2022 de 14,36%. Em relação aos superávits todos os exercícios fecharam com superávit, no entanto de 2021 para 2022 se destacou o aumento de 31,4% no resultado. Os dados apresentados estão disponíveis na Acid para os associados interessados.
A contadora da Acid, Fabiana Valadares, que apresentou os dados, explicou sobre o resultado positivo alcançado. “Tivemos um resultado muito bom, positivo! Ao analisar o balanço e a demonstração de resultado, percebemos que a entidade resultou em uma evolução, ou seja, houve um aumento em seu “Ativo” que são os seus bens e direitos. E em contrapartida, houve uma diminuição do “Passivo”, que são as obrigações assumidas pela entidade. O patrimônio líquido social é outra conta que temos que pontuar aqui, pois observa-se que está crescendo, em relação aos anos anteriores, e isso se deve ao superávit do exercício, onde as receitas superam aos custos e despesas. O resultado apresentado, portanto, é fruto também de uma gestão, que acompanha, analisa e toma decisões assertivas sobre tudo o que envolve a entidade”, comentou.
Conselho Permanente
Conforme o estatuto da Acid, antes da Assembleia, foi realizada reunião com o Conselho Permanente da Acid, que é composto pelos ex-presidentes e que tem a responsabilidade de análise e aprovação das contas, antes da apreciação dos associados. Dos integrantes do Conselho, estiveram presentes: José Maria Nogueira, que esteve à frente da Acid, no período de 1993 a 1995; e Eduardo Soares, que presidiu a instituição de 1995 a 1997.
O ex-presidente, José Maria Nogueira, ressaltou que teve uma surpresa extremamente agradável de verificar a saúde e robustez financeira da ACID. “Tentando fazer um paralelo com a minha época 30 anos atrás, nós nem sonhávamos em números dessa grandeza, como estamos vendo aqui agora. Isso demonstra a seriedade como foi conduzido esse processo, por essa chapa, encabeçada pela Alexandra, e pelo nome dela aqui parabenizo todos os envolvidos no processo. A Associação está no caminho certo e que bacana termos hoje duas sedes próprias. Na nossa época, não tinha nenhuma, pagávamos aluguel e hoje ter receitas provisionadas em caixa, que garantem uma tranquilidade de trabalho, um quadro associativo muito grande, sendo mantido, isso só nos mostra que realmente a união faz a força e ter as pessoas certas também no lugar certo traz os números maravilhosos, que acabamos de ver. Parabéns a todos os envolvidos, vou embora muito feliz para casa”, comentou José Maria.
O ex-presidente, Eduardo Soares, também parabenizou a atual diretoria da Acid. “A apresentação dos resultados foi muito clara, tivemos o comparativo dos anos 2020, 2021 e 2022 e foram sempre crescentes a favor do positivo, a favor da Acid. Toda diretoria está de parabéns nesse quesito. Na apresentação do patrimônio do ativo, do passivo, vimos que está tendo uma melhora constante e isso é bom de ver e de se ouvir. A gente conclui que a Acid está fazendo um bom trabalho”, disse.
Assembleia
Após a reunião do Conselho Permanente, foi realizada a assembleia. A presidente Alexandra Galvão abriu os trabalhos e apresentou o relatório das principais atividades desenvolvidas em seu mandato no período de 2021 a 2022. Abordou a atuação da instituição na pandemia do Covid -19, a articulação com o poder público e demais representantes, a atuação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Acid Jovem, a valorização das empresas locais e ações voltadas para melhoria da infraestrutura do Centro Industrial, ações sociais, etc.
Na sequência, foi passada a palavra para a contadora Fabiana Valadares, que apresentou os dados contábeis dos exercícios aos associados. Durante o encontro, os associados puderam esclarecer dúvidas e, ao final, as contas foram aprovadas por unanimidade.
O associado Afrânio Mendes, da empresa Carbometal, ressaltou a satisfação de ver os resultados apresentados na assembleia. “Realmente, fiquei surpreso com o resultado 2020, 2021 para 2022, a gente vê a evolução, o crescimento das receitas e redução das despesas em todos os sentidos. Fico muito orgulhoso e feliz com o resultado, demos os parabéns para a presidente Alexandra e toda equipe. No final, ela apresentou o projeto de expansão da Acid, no Centro Industrial, e será um orgulho maior ainda, agora com a receita, que tem mais outras receitas, que virão, será um local de muito apoio para todas as indústrias e demais empresas, que quiserem fazer evento aqui”, comemorou.
Gestão
A presidente Alexandra, acompanhada do tesoureiro, Charles Adolfo, destacou algumas mudanças efetivadas pela gestão para garantir toda transparência e saneamento do balanço da instituição, que demonstra na integralidade todas as operações financeiras, que são realizadas hoje na Acid. “A atual gestão fez um saneamento do balanço e o que está demonstrado é o espelho da gestão financeira da instituição”, destacou o tesoureiro.
Reforma
Após a apresentação dos dados financeiros e aprovação das contas, a presidente Alexandra apresentou aos associados um grande projeto de reforma para a sede do Centro Industrial, que em breve será divulgado a todos nas redes sociais e site da Acid. “Agradecemos a todos os associados, que confiaram em nosso trabalho, para estarmos à frente da Acid e, sem dúvida, é uma satisfação entregar esses resultados positivos. E estamos caminhando sempre olhando para frente, buscando produtos e serviços para auxiliar nossa classe e sendo a voz dos anseios dos nossos empresários trabalhando nas diversas frentes”, finalizou.
Caminhada Todos contra Pedofilia
Finalizando a assembleia, a presidente Alexandra pediu o apoio e presença dos empresários na “Caminhada Todos Contra Pedofilia”, que será realizada no dia 18 de março, a partir das 8h30 com concentração na Praça da Catedral. A Acid é parceira no movimento, que é liderado pelo promotor Dr. Casé Fortes, que busca a prevenção e denúncia dos crimes de violência e exploração sexual. Saiba mais em: https://www.tcpbrasil.com.br/