Visão sistêmica e negócios
Afinal, como funciona essa visão sistêmica que tantos falam?
Para lhe explicar, vou te contar uma pequena parábola. Conta uma história que seis crianças cegas foram apresentadas a um elefante sem nunca terem tocado em um na vida. Uma pegou na tromba, outra pegou no seu marfim, outra na orelha, outra na pata, outra na barriga e a outra no rabo.
Quando perguntaram as crianças como aquilo que elas tocaram se parecia, a que tocou na tromba falou que era uma jiboia. A que tocou no marfim, achou que era uma lança. A que tocou na orelha, falou que era uma folha de bananeira. A que tocou na pata, achou que era uma pilastra. Já a criança que tocou na barriga, falou que parecia um muro e a criança que tocou no rabo, achou que era um chicote.
Seis visões diferentes de um mesmo bicho. Por que será que isso acontece? Por que que essas crianças tiveram visões parciais de um mesmo bicho?
Provavelmente isso aconteceu porque elas não conheciam o animal inteiro, então trouxeram para a sua visão aquilo que mais se aproximava de seu conhecimento. A gestão sistêmica induz e trabalha no seu líder, no seu gestor, a visão do todo. Afinal de contas, de nada adianta o seu gestor ser o melhor gestor comercial se ele não anda integrado com a sua produção, com seu estoque, porque pode ser que ele venda o que você não consegue entregar.
Pode ser também que a produção esteja bastante preocupada em produzir, mas não sabe o que o comercial precisa vender e talvez pode produzir o produto certo, porém para o cliente errado ou para o momento errado.
Então quando nós falamos de gestão integrada de negócio, antes de falar do que cada área precisa fazer, nós precisamos discutir o que cada área precisa entregar. Significa dizer que a entrega da área comercial tem que ser a entrega necessária para fazer a empresa cumprir as suas metas, aquelas que foram definidas lá no planejamento estratégico.
Por isso, gestão sistêmica significa pensar o planejamento estratégico da empresa como um todo e definir qual a entrega de cada uma das áreas. Já parou para se perguntar qual é a entrega real que a área financeira tem que fazer para a empresa? Qual é a real entrega que a área comercial tem que fazer para o seu negócio? Talvez você esteja pensando que é vender, mas será que nós estamos vendendo o produto certo e com a melhor margem? Será que nós não estamos focando em um produto que todos estão vendendo e por isso a margem dele é muito baixa?
Então falar de gestão sistêmica é falar que cada líder precisa entender qual é a sua entrega para o todo. Um último detalhe: não adianta você gerar musculatura, deixando uma área muito forte, porém deixar as demais áreas frágeis, pois uma vai virar gargalo da outra. Uma área forte sua vai depender de uma área que possivelmente esteja fragilizada. Aí a gente já sabe a história: a corrente nunca quebra no seu elo mais forte, mas sim no seu elo mais fraco.
E aí, gostou dessa metáfora? Se identificou com essa história? Ter um negócio com pessoas e processos alinhados com uma visão sistêmica é o desejo de todo empresário. Entretanto, sabemos o quão desafiador pode ser. Para isso, conte com o Professor Marcos Fábio! Ele tem um vasto conhecimento e experiência em gestão e com certeza lhe ajudará muito. Entre em contato com ele:
Professor Marcos Fábio
Instagram: @mfgestaodenegocios Site: https://www.mfgestao.com Marcos Fábio: (37) 99114-0006 Ana Luíza, Assessora Comercial | Administrativo: (37) 99922-6006 |