Workshop destaca importância dos empresários terem a cultura da Propriedade Intelectual em suas empresas
Especialista da Totall Marcas e Patentes alerta que empresários, que não se preocupam com a temática, estão deixando de ter ganhos financeiros além de correr vários riscos
Na última quinta-feira (26/01), na sede da Acid do Centro Industrial, foi realizado o Workshop “A Propriedade Intelectual na indústria”. O evento foi promovido pela Totall Marcas e Patentes, empresa parceira da Acid, e os participantes tiveram a oportunidade de obter conhecimento sobre registro de marcas, patentes, desenho industrial, softwares, direito autoral, entre outros assuntos com especialistas em Propriedade Intelectual. O workshop deixou claro a necessidade dos empresários se atualizarem sobre a temática, evitando problemas jurídicos e, ao mesmo tempo, ampliarem a possibilidade de ganhos financeiros em suas empresas.
Vinícius Oliveira, advogado e fundador da Totall Marcas, empresa que com mais de 20 anos de atuação, com sede em Belo Horizonte, e mais cinco filiais no país, uma delas em Divinópolis, foi um dos palestrantes do evento.
O especialista destacou que no Brasil, infelizmente, ainda não há muito a cultura dos empresários investirem em Propriedade Intelectual e essa parceria com a Acid tem como um dos focos disseminar a importância da Propriedade Intelectual como diferencial competitivo. “Nossa missão, aqui dentro da Acid, não é só fornecer esse conhecimento e essa troca de conexão para os associados, mas sobretudo também plantar uma semente para que possamos colher frutos maravilhosos dessa parceria de fomento de cultura de Propriedade Intelectual. Não só registrando marcas, patentes, desenhos industrial e softwares, mas sobretudo fazendo consultorias para maior valuation e equity da empresa”, disse.
Ganhos e riscos
Para aqueles empresários, que não tem essa cultura da Propriedade Intelectual em suas empresas, Vinícius alerta que eles estão deixando de ter ganhos financeiros. “Primeiramente, ele (empresário) está deixando dinheiro na mesa, o dinheiro está lá na mesa para ele pegar e ele não está querendo pegar. Falar de propriedade intelectual é falar de inovação, é falar de valoração de patrimônios intangíveis, então ele já está aí na contramão do avanço tecnológico”, explicou.
O especialista alerta não só isso, mas que esses empresários estão correndo uma série de riscos. “Ele (empresário) está correndo uma série de riscos, então um dos quesitos basilares é essa educação do empresário, que não tem cultura. O segundo quesito é a questão da segurança, que é muito importante para o empresário se sentir seguro e não ter problemas com outras situações, que irão envolver, por exemplo, contrafação, pirataria, etc, ou seja, ele ser surpreendido com uma ação judicial, do dia para a noite, e ter prejuízos pecuniários enormes, mas sobretudo dar propriedade, dar propriedade é dar patrimônio. Hoje, sem dúvida, seja uma empresa relacionada à indústria, ao comércio ou prestação de serviço, o seu maior patrimônio é o seu patrimônio intelectual, que é produzido dentro da sua empresa”, alertou.
Participação
O workshop foi elogiado pelos participantes, que puderam esclarecer dúvidas com os especialistas e perceberam a importância da discussão do tema pela classe empresarial.
Jaison Gonzaga, funcionário da empresa Lacerda Fundidos, associada da Acid, elogiou a iniciativa. “É muito importante trazer esse know-how para as empresas aqui da região porque as pessoas, às vezes, não veem isso como algo importante, e de fato é. A Acid está de parabéns e a Totall de estar trazendo esse conhecimento para a gente, show de bola”, disse.
João Pedro Machado, advogado autônomo, disse que participou do workshop para obter mais conhecimento sobre o tema. “É um tema muito pouco debatido, infelizmente, mas é muito importante para as empresas para dar uma proteção ao patrimônio intelectual, do registro de marcas, de patentes e isso dá uma segurança para a empresa também receber investimentos e para o crescimento da empresa em si”, avaliou.
O empresário Afrânio Mendes, proprietário da Carbometal, também elogiou a iniciativa e lamentou que a pouca adesão da classe em um workshop com informações tão relevantes. “ Quero parabenizar a Acid pelo evento, que ela proporcionou, pela parceria com a Totall, que irá trazer muito benefício para todos os associados, que se dispuserem a se informar melhor sobre a importância desse tema. É uma pena que vieram tão poucos empresários ao evento”, declarou.
Afrânio destacou que é fundamental os colegas empresários do setor de fundição do Centro Industrial Jovelino Rabello se informarem melhor, que eles terão muito a ganhar, e destacou que o workshop serviu de alerta para temas fundamentais como: a proteção de modelos, o contrato de confidencialidade de funcionários, entre outros vários assuntos.
A empresa
A Totall Marcas e Patentes tem grandes empresas em seu portfólio como: Vilma, Sada, Cruzeiro Esporte Clube, MRV, Banco Inter, Belgo Bekaert Arames S.A, etc. A filial da empresa, em Divinópolis, está localizada na Rua Pernambuco, 559/801, Centro e conta com quatro advogados especialistas no tema para atender os associados da Acid, que tem 30% de desconto. A Totall tem como principais serviços: Registro de Marca, Depósito de Patente/PCT, Direito Autoral, Registro de Software, Desenho Industrial, Confecção de Contratos.
Clique aqui e saiba mais sobre a empresa e seus serviços.